Formação Artística e Cultural

Oferecemos diversos programas de formação artística e cultural. São oficinas, palestras e cursos que abrangem aprimoramento artístico para crianças, construção de brinquedos, formação de educadores, conscientização sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e muito mais.

Oficinas e Palestras

Carga horária mínima 2 h.

Rodas, brinquedos e brincadeiras: estimula o simples prazer de brincar e cantar coletivamente.

Música e saúde vocal – Eu canto, tu cantas: favorece a melhoria da saúde vocal para educadores e profissionais que utilizam a voz como principal instrumento de trabalho com diversas técnicas, vocalizes e canções do universo infantil.

Educação musical na escola: apresenta técnicas práticas, lúdicas e facilitadoras para o ensino musical em sala de aula, incluindo jogos de diversas metodologias musicais como: Kodaly, Dalcroze, Orff entre outros.

Ritmo e percussão: apresenta técnicas práticas, lúdicas e facilitadoras para o exercício rítmico em sala de aula, com jogos corporais e instrumentos de percussão como tambores, ganzás, chocalhos, triângulos etc.

Arte de contar histórias: oferece conteúdos teóricos e práticos com diferentes técnicas lúdicas para facilitar a expressão e interpretação de narrativas.

Jogos teatrais: Oferece conteúdos de iniciação ao teatro para melhoria de expressão e comunicação pessoal. Estimula a criatividade, movimentos expressivos e apresenta diferentes jogos teatrais.

Teatro para iniciantes: oferece técnicas, jogos, brincadeiras, textos adaptados ou desenvolvidos coletivamente baseados na cultura tradicional brasileira e sabedoria popular.

Cultura popular do Vale do Paraíba paulista: amplia o conhecimento sobre as principais manifestações da cultura popular do sudeste, principalmente do Vale do Paraíba paulista, para oferecimento da identidade cultural brasileira. Entre elas: Folia de Reis, Catira, Congada, Dança de São Gonçalo, Moçambique, Jongo, Dança do Violão, Chapéu de Palha de Fita etc.

Confecção de fantoches: oferece alternativas lúdicas, criativas e economicamente acessíveis de confecção de fantoches de papel.

Construção de flautas em tubos de PVC: possibilita o aprendizado de técnicas para a construção de flautas com tubos de PVC com diferentes afinações. Propõe a convivência musical e exercícios sonoros para a formação de um “Coral de flautas”.

Construção de instrumentos de percussão: possibilita o aprendizado de técnicas para a construção de instrumentos rítmicos e de percussão a partir da reutilização dos diferentes materiais. Propõe a convivência musical e exercícios sonoros para a formação de um “Grupo de Percussão”.

Corpo e movimento: estimula a ampliação de um repertório de movimentos corporais inspirados na cultura oriental com abordagens milenares do Yoga e do Shiatsu para serem aplicadas no cotidiano, favorecendo a integridade física e emocional, bem como a qualidade de vida.

Educador Brincante, feliz estudante: propicia a compreensão do universo infantil, da ludicidade e dos assuntos que envolvem o lugar do educador na relação ensino-aprendizagem, questões que caminham em direção às respostas mais profundas e individuais, para que a prática coletiva, do viver em comunidade, seja realmente possível dentro de uma concepção de cidade educadora.

Tá na lei, tá na vida: propõe reflexão sobre o E.C.A – Estatuto da criança e do adolescente. Aprofunda o entendimento histórico e conceitual da “proteção integral”, com análise de exemplos práticos que dimensionam o distanciamento entre o ideal e o real dos Direitos Humanos e amplia o conhecimento sobre a rede de proteção e os mais diversos tipos de violações dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil.

Deficiência ou eficiência: possibilita ampliação do conhecimento sobre a trajetória conceitual ao longo dos tempos e ao mesmo tempo propõe a reflexão sobre estudantes com necessidades educativas especiais ou comprometimentos físicos, mentais e sensoriais acentuados com relação as suas eficiências e potencialidades.

Veja Também

Item adicionado ao carrinho.
0 item - R$0,00